[Resenha] Tupi Nambha – Invasão Alienígena

Nenhum comentário

Tupi Nambha – Invasão Alienígena
(CD  – 2017)
Material enviado por Roadie Metal

por Clovis Roman

O Metal é um estilo que já esgotou quase todas as suas possibilidades, portanto, inovações são cada vez mais escassas. Cantar em Tupi é uma sacada curiosa e bastante incomum, ainda que não inédita. O Arandu Arakuaa, que tem dois álbuns cantados na língua indígena, ganhou espaço na mídia com este diferencial. E o Tupi Nambha segue na mesma direção na questão lírica. O trabalho Invasão Alienígena mostra um som análogo ao Megadeth (a intro de “Tribos em Guerra” não me deixa mentir), mas com a incursão eventual de vozes limpas e passagens mais climáticas.

A faixa de abertura, que leva o nome do álbum, começa com algo denso, chegando a lembrar os trabalhos mais recentes do Rotting Christ no que se refere a batidas tribais e coros, mas logo isto se dissipa para algo mais reto, nas diretrizes do Metal. As letras em Tupi chamam a atenção de cara. Você fica tentando entender alguma palavra, algo no qual só se logra êxito ao se acompanhar as letras no encarte. Sons como “Antropofagia” e “Tupi Nambha” (que baita riff inicial!) seguem no formato sugerido desde o começo do play. Aí então chega a quinta canção, “Galdino Pataxó”, que pega o ouvinte desprevenido. Um som com contornos acústicos, percussivo, que possivelmente fala sobre o índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, morto queimado vivo por um bando de idiotas há cerca de 20 anos.

O álbum se encerra com “Feiticeiro” e “Ayahuasca”, dois sons mais pesados. Mas “Galdino Pataxó” é realmente o grande momento do disco. Como artistas do Metal, os caras do Tupi Nambha são ótimos. Mas esta faixa sugere que eles podem evoluir como músicos e fazer coisas diferentes em seus próximos registros – pode-se se usar os riffs e a bateria pesada em meio a outras sonoridades, para criar algo com uma identidade renovada, singular. De qualquer maneira, o resultado final de Invasão Alienígena é ótimo!

Contato: www.facebook.com/TupiNambhaOficial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s