[Cobertura] Epica abre turnê brasileira com surpresa no repertório

Nenhum comentário

Epica
Music Hall BH
Belo Horizonte/MG
9 de março de 2018

por Clovis Roman e Kenia Cordeiro

Após alguns shows pela América do Sul, o Epica chegou ao Brasil para o primeiro de uma série de oito shows pelo país. O Music Hall, em Belo Horizonte, recebeu um público seleto e bastante animado. A fila, que dobrava o quarteirão uma hora antes do espetáculo, não foi suficiente para lotar a casa, o que não tornou o show vacilante, entretanto. Isto, principalmente, devido a competência do sexteto.

Mark Jansen (foto: Clovis Roman)

Todos tiveram seus momentos de destaque em cima do palco – até mesmo o baterista Ariën van Weesenbeek. Coen Janssen foi com seu ‘teclado de Menudos’ para o meio da galera, na lateral do palco, assim como a dupla de guitarristas Mark Jansen e Isaac Delahaye, que desceram para ficar junto ao pessoal do ‘gargarejo’. O grupo parece fazer este tipo de coisa conscientemente, para que as atenções não fiquem apenas voltadas para a vocalista Simone Simons. O Epica é formado por seis músicos, e a banda passa para seu público que todos eles têm igual importância.

Rob van der Loo (foto: Clovis Roman)

O setlist foi enxuto, contemplando 13 músicas, uma a menos que a maioria dos outros shows até então (ao menos nessa parte da turnê). Duas músicas que vinham sendo executadas em nosso continente ficaram de fora, assim como aconteceu em Buenos Aires, na Argentina: “Storm the Sorrow” e “Victims of Contingency”. Lá, elas deram espaço a gigante “The Holographic Principle – A Profound Understanding of Reality”. Aqui, para “Crimson Bow and Arrow”, uma verdadeira surpresa. Ela integra o EP Epica vs Attack on Titan Songs, que consiste na banda tocando versões de músicas do anime Shingeki no Kyojin. A música em questão só havia sido apresentada uma vez ao vivo, em janeiro, no Japão (por razões óbvias). Ela funcionou muito bem ao vivo, entretanto, não deve se tornar constante no setlist; suas aparições devem ser apenas esporádicas.

Simone Simons (foto: Clovis Roman)

O resto da estrutura do repertório pouco mudou. A abertura veio com “Edge of the Blade”, do mais recente álbum, The Holographic Principle. Dele vieram ainda outras quatro: “Ascension – Dream State Armageddon”, “Beyond the Matrix” (esta, já no encore), “Dancing in a Hurricane” e “Once Upon a Nightmare”. Entre as primeiras, “Fight Your Demons” teve Simone Simons fazendo chifrinhos com as mãos, e foi um dos bons momentos da apresentação. Antes do sucesso “Cry for the Moon”, Simone disse ao público que eles provavelmente sabiam a letra melhor que ela; ao menos a frase “Forever and ever” foi cantada em alto e bom som pela galera. Os versos iniciais também foram entoados pela galera, restando a Simone observar.

Coen Janssen (foto: Clovis Roman)

O Epica atravessa um grande momento de sua carreira. Seus últimos discos de estúdio são excelentes, e o grupo se distancia cada vez mais das outras do estilo, se tornando uma referência a nível mundial. A banda tímida que pintou por aqui a primeira vez em 2005 ficou no passado há muito tempo. Os músicos demonstram estar muito a vontade em cima do palco, tanto que a interação deles não é apenas com o público, mas também entre si, o que demonstra um clima fraternal entre eles. O show é imperdível para qualquer fã de Metal.

O grupo segue para mais sete apresentações. Vamos conferir novamente a banda em ação em Curitiba, dia 14 de março (quarta). Confira todos os detalhes do vindouro show aqui.

REPERTÓRIO
Edge of the Blade
Sensorium
Fight Your Demons
Chasing the Dragon
Ascension – Dream State Armageddon
Dancing in a Hurricane
Crimson Bow and Arrow
Unchain Utopia
Cry for the Moon
Once Upon a Nightmare
Sancta Terra
Beyond the Matrix
Consign to Oblivion

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s