Pint of Science leva ciência para a mesa dos bares da cidade

Nenhum comentário

Entre os dias 14 a 16 de maio, pesquisadores deixarão as bancadas dos laboratórios para ocupar mesas de bares. O We Are Bastards será palco para três das quinze palestras realizadas na cidade. Cientistas de 56 cidades brasileiras se preparam para participar de um dos maiores eventos dedicados à divulgação da ciência no mundo: o Pint of Science. Durante três dias, eles vão se unir a pesquisadores de outros 20 países e ocuparão mesas de bares para conversar sobre suas pesquisas com a população.

Em Curitiba, haverá 15 palestras, das quais 13 serão ministradas por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na edição 2018 do festival, o We Are Bastards (Av. Iguaçu, 2300) receberá três delas:

  • “My precious! Novos anéis no Sistema Solar”, ministrada pela professor Felipe Braga Ribas, no dia 14;
  • “Big data e transparência: porquê isso é problema seu?”, ministrada pela professor Marcos Sfair Sunye, no dia 15;
  • “As cientistas estão chegando…”, ministrada pela professora Elisa Orth. As palestras terão início às 19 horas e a entrada é gratuita. Apenas no Brasil, a expectativa é de que 50 mil pessoas de todas as regiões compareçam aos bate-papos.

Os pesquisadores dos departamentos de Física e Química da UFPR, Marcos Gomes Eleutério da Luz, Rodrigo Mossanek, Fábio Zanetti, Márcio Bettega e Camila Silveira da Silva, são os organizadores do evento. De acordo com Lauro Luiz Samojeden, professor do Departamento de Física da UFPR e coordenador do Pint of Science na região Sul, além os pesquisadores, dez estudantes de Pós-Graduação fazem parte da equipe e vão colaborar nos dias do festival.

O objetivo é criar um canal de comunicação direto entre os cientistas e a sociedade, explica Natalia Pasternak Taschner, coordenadora do festival no país:“As pessoas querem saber, têm sede de ciência, e os cientistas querem falar”. Durante o festival, os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída, respondem perguntas e não há formalidades como inscrição ou emissão de certificados. Também não é preciso pagar entrada, apenas o que for consumido nos estabelecimentos que sediam o evento. “Muitas ideias boas aparecem ao redor de uma cerveja. É uma maneira descontraída de debater sobre temas científicos e atuais”, conta Alessandro Reis, sócio-proprietário do We Are Bastards.

SERVIÇO
Pint of Science 2018
Datas: 14 a 16 de maio de 2018 (segunda a quarta)
Local: We Are Bastards
Endereço: Avenida Iguaçu, 2300 – Água Verde
Horários: 18h (palestras as 19h)
Capacidade: 125 pessoas sentadas / 300 no total
Entrada gratuita
O bar aceita cartões Visa Electron, Visa, Mastercard, Elo, Amex e Hipercard
Informações: (41) 3343-0113

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s