Sem Futuro lança disco “Sempre Prontos Pro que Der e Vier”

Nenhum comentário

Mais ácido do que nunca, disco pode ser ouvido na íntegra na web

por Rico Boschi

Como um veneno de maturação lenta mas de efeito devastador, “Sempre Prontos Pro que Der e Vier”, segundo disco da banda punk curitibana Sem Futuro, chega oficialmente ao público neste domingo (27), com a proposta de se infiltrar e corroer três dos principais pilares da atualidade: urbanização, política e religião.

Uma cria totalmente independente do Kafofo Studio, com mixagem e masterização assinadas por Allyson Motorbastards, o registro conta com 13 faixas explosivas – cuja sonoridade foi apelidada por Jeff Turner, lenda do Cockney Rejects, como Metal Punk – marcadas ainda pela maturidade e acidez das letras, capazes de evidenciar (e premiar com um ruidoso cuspe na cara) a hipocrisia da sociedade contemporânea.

É o caso da música-título “Sempre Prontos Pro que Der e Vier” que abre o disco. Com o riff funcionando quase como uma muralha, é a introdução perfeita para uma música que traz à tona a brutalidade do underground. Antes de promover ou glorificar a violência das brigas de bar – ou das richas que circundam o universo punk – a crueza da letra é quase um manifesto niilista, que vê a desordem social como fruto inevitável do concreto armado. O primeiro solo do guitarrista Feupas já deixa claro que banda vai muito além dos três acordes.

O mesmo grito ecoa também no combo “Violência na Cidade” e “Cidade, Desespero e Caos”. Na primeira, um instrumental frenético imprime um sentido de urgência, enquanto a repetição do refrão dá a ideia do mal cotidiano que persiste. Já a segunda, uma regravação dos compositores “Grilo” e “Loquinho”, ganha na voz de Feupas uma emanação categórica dos imperativos da vida urbana, ancorados por uma sonoridade caótica e gritante, ao melhor estilo The Germs.
Não por acaso, as duas canções lançam ganchos que parecem trazer na carne as demais temáticas do álbum. Quando o vocalista “Minhoca” sentencia: “a solução é destruir esse sistema pra depois reconstruir”, ele dedica outras duas canções – “Fora Nepotismo” e “Políticos F.D.P.” – para detalhar (com toda a ferocidade necessária) o que exatamente precisa ser destruído. Relação semelhante é possível quando colocam em xeque a figura de Jesus.

Sem Futuro ao vivo na Europa! (foto: Gary Trueman/Devolution Magazine)

Músicas como “Eu não Peço Perdão” e “A Maior Mentira da História” jogam artilharia pesada sobre os mitos e práticas que fundamentam o cristianismo. A religião como instrumento de alienação e dominação, pedofilia ou mesmo a hipocrisia presente nos mitos bíblicos são derrubados de seus altares eclesiásticos, substituídos pela sagrada arte jocosa da blasfêmia.

Outro destaque do disco é “Rebellion Song”. Lançada anteriormente como um single, a canção foi composta especialmente para a segunda apresentação da banda no palco do Rebellion Festival, maior festival de punk rock do mundo.

Única canção em inglês composta pelo grupo, ela é uma homenagem ao festival inglês que há 20 anos reúne o melhor do gênero na cidade de Black Pool, Inglaterra e que vai contar com a participação da Sem Futuro pelo terceiro ano consecutivo – no palco principal – em agosto desse ano.

Apesar das faixas já estarem disponíveis na internet, a data marca o lançamento da “versão física do álbum, que, de maneira inusitada, chega ao público em um formato que combina encarte e Ziplock. O evento será no Lino’s Bar.

Faixas
1 – Sempre prontos pro que der e vier
2 – A culpa é de quem?
3 – Eu não peço perdão
4 – Violência na cidade
5 – Cidade, Desespero e Caos
6 – Fora Nepotismo
7 – Falo o que penso
8 – deus odeia os pobres (mas ama os políticos)
9 – Todo mundo vai morrer
10 – O boteco de Barrabás
11 – A maior mentira da história
12 – Políticos F.D.P.
13 – Rebellion Song

Ouça o disco aqui: soundcloud.com/semfuturo/sets/sempre-prontos-pro-que-der-e-vier
Facebook: www.facebook.com/semfuturo77

SERVIÇO
Lançamento: Sem Futuro – “Sempre Prontos Pro que Der e Vier”
Data: 27 de maio de 2018 (domingo)
Local: Lino’s Bar
Endereço: Rua Paula Prevedello Gusso, 172 – Boa Vista
Entrada gratuita

Evento no Facebook: www.facebook.com/events/171647016853521

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s