[Cobertura] Shangela coloca Curitiba novamente na rota das drags internacionais

Nenhum comentário

Shangela
Teatro Fernanda Montenegro
Curitiba/PR
05 de agosto de 2018

por Clovis Roman e Kenia Cordeiro

A apresentação da Drag Queen Shangela em Curitiba tratou de colocar Curitiba novamente na rota das queens internacionais. Houve um hiato em apresentações do tipo, mas após o furo de Tatyana, a vinda de Latrice Royale e depois de Shangela parecem apontar para um futuro promissor. Ainda mais se considerarmos que o público compareceu em quantidade surpreendente no Teatro Fernanda Montenegro, que fica dentro do Shopping Novo Batel. O show antes seria no Teatro Bom Jesus, mas teve local alterado dias antes por questões estruturais da casa em questão.

O shopping, pouco movimentado em um domingo a noite, recebeu uma legião de fãs de Shangela e de RuPaul’s Drag Race, reality show de Drag Queens que é uma febre na América do Norte e também no Brasil. O programa mostra as ‘rainhas’ em desafios diversos, onde geralmente uma é eliminada por semana, até a grande final. Formato padrão de reality shows. Shangela é um caso à parte, ela participou de três edições, algo único na história do programa que já tem uma década de existência.

Shangela (Foto: Clovis Roman)

Antes da grande estrela subir ao palco, drags locais participaram de uma brincadeira no palco, mostrando um pouco do essa cultura produz na capital do estado. Por fim, Shangela subiu ao palco, fazendo um número de dança e lipsync, que é a arte de dublar uma música famosa enquanto faz uma performance. O público foi ao delírio, e ruidosamente, já que o pessoal realmente não tem preocupação em demonstrar o que está sentindo.

Com os sentidos aguçados, mesmo os que nem falavam inglês prestavam atenção a cada palavra que Shangela falava. Boa parte do tempo de Shangela no palco foi dela conversando e contando histórias. Nesse meio tempo ela dissecou sua participação no Rupaul’s Drag Race All Stars 3, onde queens de edições anteriores – muitas delas já consagradas – do reality foram reunidas. Shangela contou que entrou nessa sua 3ª participação no show com o intuito de “se divertir” acima de tudo. E quase saiu vencedora. Ela ainda falou sobre o episódio de costura, um clássico, onde ela apresentou um modelito bastante questionável, com um disco de vinil imenso colado na cara: “costurar não é minha praia”, afirmou.

Tudo foi recheado com um humor sarcástico e específico do público LGBTQ. Quem não acompanha RuPaul’s Drag Race certamente perdeu zilhões de piadas. Tudo muito envolvente, divertido, pra cima. Shangela falou mais sobre sua evolução como drag, tirou sarro de Trixie Mattel (vencedora do RPASDR3) inúmeras vezes e ainda prometeu que voltaria a Curitiba, pois “disso ela entende”, se referindo ao fato de sempre voltar ao programa que a apresentou ao mundo. Ainda encenou e cantou “Uptown Fish”, uma de suas músicas, contou que vai estrelar um filme com Lady Gaga e também falou do recém lançado Hurricane Bianca 2, filme questionável que fez ao lado de Bianca Del Rio e da maravilhosa Katya Zamolodchikova.

Shangela (Foto: Clovis Roman)

Para o encerramento, ela apareceu com uma icônica roupa vermelha que fez no reality, que infla e lhe deixa parecendo um peixe espinho. Foi apoteótico, pois além de mostrar um figurino marcante do programa ao vivo, Shangela desceu do palco e foi ao encontro da galera enquanto dublava sua canção.

A cultura drag local ficou bem representada com Luna Vicious, que fez um número antes do bis de Shangela. Ela foi seguida pelo grupo de dança Sashas, que também mostrou uma performance brilhante. Apoiar as artistas internacionais é válido. Mas valorizar o que é feito próximo de você, em sua cidade, é primordial. O underground e o mainstream devem sempre se unir, em prol de um bem maior.

O evento, realizado pela Polarize e apoiado por Civic Institute, foi esplendidamente organizado, e proporcionou a cada um das mais de 600 pessoas presentes no teatro motivos para guardar essa noite em seus corações por muito tempo.

Confira as fotos! s2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s