[Resenha] Somba – Homônimo

Nenhum comentário

Somba – Homônimo
(Independente)

Material entregue por Island Press.

Por Clovis Roman

O Somba surgiu no final dos anos 90, e desde então faz um som híbrido de MPB com Rock, num resultado fantástico. Permeia isso um tanto de bom humor, vide a referência a um clássico da Música Popular Brasileira em um de seus discos: Clube da Esquina dos Aflitos. Ou ainda o EP Abbey Roça, do longínquo 2003. Aqui resenhamos Homônimo, lançado em 2014.

Esse trabalho abre com “Kem Soul”, um trocadilho bem sacado, um MPB turbinado. A ela se segue “The Ox”, essa em inglês, e “Carne Fraca”, que nos transporta à música brasileira dos anos 70. Já “Trânsito” mergulha no Blues, mas sem cair no clima modorrento comum ao estilo. A estupenda melodia do vocal se destaca em “Real One”, bastante radio-friendly. Referência à Darth Vader surge em “Vem Pro Meu Lado Negro, Nega!”, um Funk cheio de groove, flauta e metais. Elementos esses que poderiam surgir com mais frequência, inclusive.

A interpretação de Lorena Amaral em “By Heart and Soul” é comovente, uma semi balada bastante bonita, sem exageros de nenhuma espécie. A psicodelia aparece com força em “Rocambole”, Jazz doido, a começar por sua própria alcunha. Também mais viajada é “Correria”, que curiosamente é uma canção extensa. “Musichat” é outra preciosidade, de pouco mais de dois minutos.

As faixas bônus também merecem destaque. Exceto “4:20”, que tem esse tempo de duração, e consiste – ou ao menos era essa a intenção – em um som de algo queimando, provavelmente baseado em fatos reais. A visceral “Light your Fire” e a hilária (a letra beira o absurdo, mas é engraçada demais) “Eu Queria Fazer Uma Música para Vender, mas Puta que Pariu! Eu não Consigo!”, outra porrada, fecham o play com bastante dignidade.

A formação regular que gravou esse terceiro disco do grupo mineiro consiste em Avelar Jr. (Baixo e Voz), Guilherme Castro (Guitarra, Violão e Voz), Carlos França (Bateria) e André Marquez (Guitarra).

Conheça o som da banda: www.palcomp3.com/somba

MÚSICAS
01. Kem Soul
02. The Ox
03. Carne Fraca
04. Trânsito
05. Real One
06. Vem Pro Meu Lado Negro, Nega!
07. By Heart And Soul
08. Rocambole
09. Musichat
10. Correria
11. 4:20
12. Light Your Fire
13. Eu Queria Fazer Uma Música para Vender, mas Puta que Pariu! Eu não Consigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s