OdioSocial – Unholy Wars
(nacional)
Material gentilmente enviado por Bradö Distro
por Clovis Roman
Violência crua e rasteira, no campo musical, é sempre bem vindo. O ÓdioSocial leva a sério a própria alcunha neste Unholy Wars, álbum com 23 músicas de um hardcore furioso e predominantemente veloz. A gravação é bastante primitiva, mas aqui isto imprime ainda mais agressividade para a audição.
As músicas são curtas mas bem desenvolvidas, com partes que conversam entre si, tendo como foco algo que vai direto ao ponto. A brutal “Jovens Mortos Não Fazem e Não Contam Histórias” fala sobre não se acomodar, lutar e enfrentar, afinal, apenas com ações o curso da história pode ser mudado.
Por sua vez, “Me Dá um Cigarro” é uma critica veemente ao sistema que leva pessoas a morar na rua, sem dignidade. O som que a acompanha, por sua vez, traz uma pegada mais rock and roll que não diminui uma vírgula no peso.
A letra fantástica de “São Paulo Nunca Dorme” conta com os versos mais geniais de todo o disco: “Foda-se o governo, antes que eu me esqueça”. Se bem que a letra de “Canal Terror”, sobre programas policiais que transbordam sangue, é igualmente maravilhosa. Uma que abre com algo mais candeciado, mas que logo vira uma pancadaria de responsa, é “Calamidade”.
A faixa mais extensa do álbum, “As Ruínas do País do Amanhã” abre com algo de Thrash Metal e aquelas intros lentonas, mas logo descamba pro Punk/Hardcore. Em “Morrer de Trabalhar” parece que o negócio vai engrenar no Grind, muito bacana. A profusão do ódio musical é incontrolável durante as 23 músicas que somam cerca de 45 minutos de duração do CD. É menos de 2 minutos de média. A proposta é ser direto, sem rodeios, tanto na música quando nas letras.
O Odio Mortal tem mais de 20 anos de estrada, e este Unholy Wars foi lançado no finalzinho de 2020. Fãs de bandas como Cólera (inclusive, há aqui uma cover foda de CxDxMxPx), Olho Seco e RDP tem obrigação moral de conferir este disco do Unholy Wars. O som é veloz, bruto, gritado, com fortes letras de protesto e um certo idealismo, como manda a cartilha Punk. Os versos bradados em fúria no começo da saideira “Não Passarão” não me deixa mentir: “Fascistas, racistas, não passarão. Fuck Nazis!”. E tem que mandar estes à merda mesmo.
Compre: https://www.bradodistro.com.br/produtos/cd-odio-social-unholy-wars
Músicas
1. Arautos do Terror
2. Evolução – Revolução
3. Jovens Mortos Não Fazem e Não Contam Histórias
4. Me da um Cigarro
5. São Paulo Nunca Dorme
6. Canal Terror
7. Insanidade
8. Bastardos da Pátria
9. Segue Impune o Violador
10. Calamidade
11. As Ruínas do País do Amanhã
12. OdioSocial
13. Morrer de Trabalhar
14. Traços de um Povo
15. Diáspora
16. Células em Decomposição
17. Falsidade
18. Corvos,Abutres e Chacais
19. Retrato da Agonia
20. Vai Sofrer
21. MotöRedson
22. CxDxMxP (Cólera)
23. Não Passarão
Mais infos sobre a banda: https://www.facebook.com/odiosocialpunkrock