Affront: Guerreiros do underground carioca
por Clovis Roman
O Affront é um dos guerreiros do underground carioca. A banda, nascida em 2016 por ex-integrantes do Unheartly, lançou dois álbuns durante sua jornada. Em 2022 a banda mostra que está cheia de energia. Depois de serem confirmados como uma das atrações do Espaço Favela no Rock in Rio (na mesma data que Iron Maiden, Dream Theater e Gangrena Gasosa), disponibilizaram um novo single, “Out of Control”, tão letal quanto os trabalhos anteriores Angry Voices (2016), o single Dirty Blood (2018) e World in Collapse (2020).
Atualmente o Affront é formado pelo membro fundador Marcelo Mictian (baixo/vocal), os recém integrados Thiago Perdurabo e Matt Silva (guitarras) e Rafael Lobato (bateria). Para celebrar esta jornada, confira abaixo o novíssimo single e resenhas dos dois álbuns do grupo, escritas por mim anteriormente e resgatadas para esta matéria especial.
Affront – World in Collapse
(Rotthenness)
Após estrear com um disco excelente, Angry Voices, o grupo carioca Affront soltou World in Collapse, um registro mais afiado que o debut. A formação deste álbum mudou levemente, sendo gravado por M. Mictician e R. Rassan, com Rafael Lobato na bateria.
O disco abre com a bruta “Dirty Blood”, que logo desemboca na mais heavy “Your Lies Your Fall”, com um andamento propício para o headbanging. Mantendo a tradição do play anterior, entregam outra faixa em português, “Favelas, Senzalas” – neste caso, apenas o refrão, os versos são em inglês mesmo. A letra versa sobre as dificuldades inerentes a esta dura realidade.
Com um refrão como um grito de guerra, “Monument to Hate” mantém o nível de agressividade em alta, pavimentando o caminho para “There’s no Tomorrow”, com uma intro moderada, remetendo ao Metallica, mas logo se tornando uma pancadaria que mescla partes rápidas e outras cadenciadas. O andamento das músicas dá um direcionamento um pouco mais thrash para este registro, o que não o torna menos violento, como evidencia “Violence”.
Com um excelente trampo de bateria na introdução, “Ancestral” escancara a pegada thrash do registro, aliada a momentos caóticos, como quando Mictician brada o título da faixa. Outra que se destaca no quesito percussivo é “Sowed By Lies”, mais densa e melancólica em certos momentos, com um ritmo de bateria incomum no Metal e que casou perfeitamente com a composição, que é provavelmente a melhor do álbum. Para encerrar a parte pesada do trabalho, vem a violenta faixa-título “World in Collapse”, que segue as diretrizes do que foi ouvindo até então.
O encerramento definitivo, inusitado e excelente vem com “Mazurka”, um ‘outro’ acústico inspirada em uma das obras de Villa-Lobos. Ela é guiada pelo violão, de maneira suave, como que apagando as luzes após a audição de um petardo sônico de primeira.
Músicas:
- Dirty Blood
- Your Lies Your Fall
- Favelas, Senzalas
- Monument to Hate
- There’s No Tomorrow
- Violence
- Ancestral
- Forgotten By God
- Sowed By Lies
- World in Collapse
- Mazurka
Affront – Angry Voices
(Nacional – 2016)
O Affront é um trio carioca de Thrash/Death Metal formado em 2016, e Angry Voices é seu primeiro registro de estúdio e único até o momento. O grupo é encabeçado pelo baixista e vocalista M. Mictian (Marcelo França) e Rafael Rassan, guitarrista. Ambos vieram do finado Unheartly: Marcelo era o baixista e Rafael (também do lendário Imago Mortis) integrou a última formação antes do encerramento das atividades do grupo carioca. Juntos, os caras, ao lado do baterista Jedy Nahay (que saiu meses depois), gravaram e lançaram esse disco, que tem um som que se assemelha aos últimos trabalhos do Unheartly.
O debut Angry Voices foi gravado no Musicalico Studio, no Rio de Janeiro e produzido por Rassan e Mictian, e a parte de mixagem e masterização ficou a cargo de Daniel Escobar. A arte da capa é criação do renomado Marcelo Vasco (Patria), que entre inúmeros trabalhos, fez a capa de Relentless, do Slayer.
Sem firulas, “Scum of the World” abre o disco de maneira avassaladora, com letra sobre a ganância política e igreja pelo dinheiro, abrindo espaço para a título, uma faixa mais cadenciada, com boas melodias e bateria com partes percussivas. Com uns lances caóticos na guitarra, algo que remete ao trabalho do fantástico Rebaelliun. Apesar de ser primordialmente cantado em inglês, o álbum conta com faixas em português, como “Terra sem Males” (essa apenas no título, já que é uma instrumental) e “Mestres do Barro”. Essa segunda começa com batuques, um elemento inesperado que logo se justifica, relacionando-se a letra – inspirada em Mestre Vitalino, renomado artista nordestino que viveu entre o começo e meados do século XX, e que atualmente tem suas obras espalhadas em museus pelo Brasil e Europa – e a própria estrutura da música em si. “Vem do nordeste, o mesteiral, é do agreste, é do sertão” são os versos do refrão, mais acessível mas ainda sim bastante ríspido. Há uma quebra no andamento na metade, logo antes do solo de guitarra que encerra a canção, que traz forte marcação percussiva. Excelente temática lírica, que foge um pouco dos clichês do Metal extremo. Baita faixa.
O trampo segue com a incessante “Religions Cancer”, para contrastar com a canção anterior, bradando contra todo o mal que a igreja causa à sociedade; além de “Under Siege”, que virou videoclipe, e “Wartime Conspiracy”, com uma dinâmica bem similar à essa outra, apesar da parte lenta e cadenciada no meio, que é bem legal. A instrumental “Echoes of the Insanity”, um contraponto a toda violência emanada na meia-hora anterior, encerra o tracklist regular de Angry Voices. Mas o play ainda traz outra “Under Siege”, em uma versão em dueto com Marcelo Pompeu, do Korzus. O resultado final ficou bacana, pelo contraste das vozes.
Na metade de 2018 lançaram o single “Monument to Hate”, e em dezembro, “Dirty Blood”. Ambas integram World in Collapse, o segundo capítulo discográfico do Affront. Atualmente o grupo conta com Leghor Supay (Rafael Lobato) no comando das baquetas. O músico de extenso currículo também já tocou no Unheartly.
Informações:
Facebook – https://www.facebook.com/affrontmetal
Instagram – https://www.instagram.com/affrontbrazil
Músicas:
- Scum of the World
- Angry Voices
- Affront
- Conflicts
- Terra Sem Males (Guerra Guaranítica)
- Mestre Barro
- Religions Cancer
- Under Siege
- Carved in Stone
- WarTime Conspiracy
- Echoes of the Insanity
- Under Siege (Participação especial: Marcelo Pompeu)
Capa: Reprodução/Facebook (sem créditos)