[Resenha] Renan Lourenço – Inception

Renan Lourenço – Inception

(material gentilmente enviado por Renan Lourenço)

Por Clovis Roman

Discos de guitarristas tendem a cair no campo do virtuosismo desenfreado e egocêntrico, afinal, eles são o foco da atenção. Porém há músicos de extremo talento e sensibilidade que conseguem criar e colocar no mercado um trabalho coeso, honesto e que passa um sentimento de unidade. Um desses casos é Renan Lourenço, que apresenta um trabalho primoroso no álbum Inception.

Gravado e produzido por Alexandre Bressan (3EM1 Studio – Londrina/PR), o disco conta com convidados especiais de peso. Um deles dá o ar da graça logo no começo da primeira faixa, “Mother Nature”, uma peça com ares progressivos e momentos lentos de extremo bom gosto. O timbre e o estilo são inconfundíveis: trata-se de Derek Sherinian, ex-tecladista do Dream Theater e Yngwie Malmsteen, que já tocou ao lado de monstros como Kiss, Alice Cooper e Billy Idol, que atualmente toca na megabanda Sons of Apollo. As intervenções do tecladista são sempre certeiras e até nostálgicas, ao lembrarem algo de Falling into Infinity, que ele gravou com o Dream Theater.

Outro convidado especial é Edu Ardanuy (ex-Dr. Sin, atual Sinistra) em “Pandemia”, faixa instrumental que teve como inspiração a dor, sofrimento, decisões equivocadas e suas devastadoras consequências, como explica o encarte. Aliás, cada faixa tem uma descrição, mesmo que nenhuma delas traga um vocalista. A inspiração pode ser trabalhada de muitas maneiras, e Renan aqui traduziu os sentimentos e abordagens com seu instrumento. Musicalmente, é energia pura, mais rock and roll, com performance excelente de Thiago Ueda.

A segunda faixa, “Dirty Channel” traz um duelo entre guitarra e gaita, numa pegada blues, no mínimo sensacional. Por sua vez, “Face Sem Ponta Não Fere Ninguém” traz nuances de MPB e Bossa Nova, em um capítulo mais sereno e introspectivo. Em menor escala, “La Inspiracion” tem uma pegada na mesma linha, Nascido em 1991, em Ibiporã/PR, o músico iniciou os estudos em música aos 14 anos, com o guitarrista e professor Wander Lourenço, que aparece aqui em “La Inpiracion”, cujo título pode ser uma referência àquele que o ensinou lá no começo. O trabalho da bateria aqui, a cargo de Bruno Pamplona,  é espetacular, assim como os solos. Sobre Ardanuy, nem precisa comentar.

Uma intro bastante Deep Purple abre “Influence”, apoiada nos teclados de Fabrício Martins. Com o decorrer da canção, o hard rock predomina e Renan brilha com solos precisos, com feeling e muita técnica. O segmento final é de extremo bom gosto. Este termo é notado em todo o disco, e “Real Life Dream” é um exemplo: a fim de deixar a audição sempre empolgante, a faixa traz sonoridades de acordeão (por João Salles), sempre muito bem encaixado e enriquecendo a experiência.

Levando o ouvindo para o final, vem a faixa-título , “Inception”, repleta de partes intrincadas, mudanças e referências. Instigante. A pequena “Tão Perto, Tão Longe”, com seus dois minutos de duração, abaixa a energia em uma bonita peça ao violão, com belos acordes e melodias, sem qualquer acompanhamento instrumental. Um final sublime para um CD irretocável.

A predominância é de sons mais extensos, porém tudo é tão bem organizado e desenvolvido que em momento algum a audição cansa. Um trabalho essencial para fãs de guitarristas e de hard rock como um todo. Porém, como aqui há referências de vários estilos, agradará um público ainda mais amplo. Vai sem medo.

Músicas

  1. Mother Nature
  2. Dirty Channel
  3. Faca Sem Ponta Não Fere Ninguém
  4. La Inspiración
  5. Pandemia
  6. Influence
  7. Real Life Dream
  8. Inception
  9. Tão Perto, Tão Longe

Contatos:

Email: rlourencoramos@gmail.com
Telefone: (43) 99683-1362
Facebook: https://www.facebook.com/RenanLourencoGuitar
Instagram: https://www.instagram.com/renan_lourenco_guitar
Youtube: https://www.youtube.com/user/RenanLourencoguitar

2 comentários em “[Resenha] Renan Lourenço – Inception

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s