[Resenha] Sunroad – Walking the Hemispheres

Sunroad – Walking the Hemispheres

Material gentilmente enviado por Som do Darma

Por Clovis Roman

A veterana banda goiana Sunroad chega em Walking the Hemispheres ao oitavo álbum de estúdio. O trabalho marca a estreia do vocalista francês Steph Honde no lugar de André Adonis. A mudança não melhorou ou piorou a qualidade do trabalho, pois apesar de ambos terem suas diferenças na interpretação, ambos são cantores excelentes.

A escolha de Honde como frontman parece ser algo lógico, afinal, ele já havia gravado uma participação no disco solo do baterista Fred Mika, Withdrawal Symptoms, cantando na faixa “Dawning of Aquarius”. Leia aqui nossa resenha deste trabalho. A atual formação do Sunroad conta com, além de Honde e Mika, Netto Mello (guitarra), Mayck Vieira (guitarra), Van Alexandre (baixo).

A primeira mensagem de Walking the Hemispheres é a estranha capa, pois é difícil relacionar a arte com o título. Ajuda o fato de eu não entender nada sobre lagartos. Tampouco a relação é possível musicalmente, afinal, o Sunroad segue a mesma linha estilística de seus antecessores, em linhas gerais, sem cruzar muitas fronteiras. A abertura com a faixa-título traz energia de cara. A música rápida e com peso na medida, conta com um refrão cativante. A longa introdução de teclado soa como fosse um solo de Jon Lord naquelas longas jams que o Deep Purple fazia ao vivo nos anos 1970. Uma viagem no tempo instantânea.

Um hard rock que parece ter vindo direto dos anos 1980, “Living in a Dream (Red Sign Mirror)” é mais cadenciada, com solos excelentes e performance vocal que lembra Coverdale em certas passagens; assim como “Silence Erupting Inside”, esta, porém, um pouco mais acessível. Porém, a faixa mais radiofônica aqui, com contornos AOR, é “Crawling Back and Ahead”. Mantendo a pegada de suas antecessoras, “Shoot the Clock” resgata a vibração Whitesnake com tudo, principalmente na interpretação do vocal. Conta com belos arranjos, mas depois de outras faixas mais calmas, esta acaba passando meio batida.

A primeira balada de fato do CD é “Written in the Mist”, que começa com piano e voz com suaves camadas de teclado para criar um clima, pegada que se mantém até o final da faixa. O disco chega na metade com apenas uma música mais pesada. ´Como fossem divididas no formato LP, o ‘lado B’ abre com um interlúdio (ou introdução, enfim) estilo jam session, “Mighty Beauty and Its Chaos”, que prepara o ouvinte para “The Mess and its Key”. A energia volta com tudo com um hard rock dançante e vigoroso, com excepcional trampo de guitarras durante toda a canção, seja nos riffs, melodias ou solos.

Um grande destaque do trabalho é “Halo of Hearts”, com o teclado emulando um pequeno naipe de metais (deduz-se isto, afinal, não há créditos destes instrumentos na ficha técnica no encarte). A música, com clima festivo, traz uma letra obscura. Outro hardão característico é “Victim of Nowhere”, seguida por “Detached Picture of Venus”, mais pesada e veloz assim como a faixa de abertura, encerrando um ciclo. A letra viaja na mitologia e história antiga. Como bônus, uma versão estendida de “Try Me”, do UFO, dedicada no encarte ao tecladista Paul Raymond e ao baixista Pete Way, membros já falecidos daquele conjunto.

Leia aqui nossa resenha do disco anterior do Sunroad, Heatstrokes: https://acessomusic.com.br/2019/12/30/resenha-sunroad-heatstrokes/

Músicas

  1. Walking the Hemispheres
  2. Living in a Dream (Red Sign Mirror)
  3. Silence Erupting Inside
  4. Crawling Back and Ahead
  5. Shoot the Clock
  6. Written in the Mist
  7. Mighty Beauty and Its Chaos
  8. The Mess and Its Key
  9. Halo of Hearts
  10. Victim of Nowhere
  11. Detached Picture of Venus
  12. Try Me (UFO cover)

Mais informações: https://www.instagram.com/sunroadofficial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s