[Resenha] Póstuma – Moralis [EP]

Nenhum comentário

Póstuma – Moralis
(material gentilmente enviado por Sangue Frio Produções)

por Clovis Roman

De acordo com o release dos caras, o Póstuma visa, em suas letras, a “busca por conhecimento e o existencialismo“. Um tema profundo desses merece também uma música elaborada, requintada e claro, agressiva. E o quinteto de Americana, formado em 2017, alcança essa mescla homogênea de elementos em seu primeiro lançamento, o EP Moralis.

O material vem em em CD-r Pro, em card wallet (o famoso envelopinho), porém, este é diferenciado, por usar material não fosco – o logotipo e nome das músicas em prateado ficou muito bonito. A arte da capa também é excelente. Toda parte técnica da gravação ficou a cargo de Ricardo Biancarelli, e o resultado final salta aos ouvidos de imediato. Tudo bem equalizado, com o peso em evidência não pondo em detrimento as melodias impostas pelo instrumental. O vocal, por sua vez, é agressivo, gutural, contrastando ao mesmo tempo que complementa as canções.

Influências de bandas na linha de Arch Enemy (da fase boa), Hypocrisy e Obituary são latentes, em muitos momentos parece um Children of Bodom turbinado, com blast-beats insanos. Isto pode ser notado na abertura “Prometheus”, que exala boas melodias, com vocais mais rasgados, uma mescla thrash/death de respeito. Com partes mais cadenciadas, beirando o heavy, “Redemption” segue a mesma fórmula da faixa de abertura, com mais um resultado formidável. Mais moderna, “Minerva” é a mais completa das quatro composições do disco, sendo também a mais acessível, apesar de também contar com partes velozes de bateria e ter nuances death metal aqui e acolá.

O epílogo é “Gaya”, que traz passagens fortes de contrabaixo, aliadas aos elementos ouvidos nas três músicas anteriores. A melodia de guitarra que aparece bem no meio da canção, poderia ter sido usado no encerramento, para dar um ar mais apoteótico ao encerramento, que é deveras abrupto. Um detalhe travestido de mera sugestão, afinal de contas, o trabalho do Póstuma é bastante competente e convincente. O disquinho custa R$ 8 diretamente com a banda.

Músicas
1. Prometheus
2. Minerva
3. Redemption
4. Gaya

Links
postuma.bandcamp.com
www.facebook.com/PostumaDeath
www.instagram.com/postumaoficial
www.youtube.com/channel/UCVzgevbj2a0BPUNT6WCqpDw
open.spotify.com/artist/4Ud8fkSdlXXkwhoW26TkdM
www.deezer.com/artist/87697432

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s